A Professora Minerva McGonagall (nascida em 4 de Outubro de 1925) é uma personagem fictícia dos livros de Harry Potter criados pela escritora britânica J. K. Rowling.
Foi uma bruxa que estudou na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts entre 1936 e 1943 e foi classificada para a casa Grifinória. Depois do período escolar, mais precisamente em Dezembro de 1956, ela voltou a Hogwarts e se tornou Diretora da casa Grifinória e Professora de Transfiguração, assim como, em diferentes épocas, vice-diretora e diretora de Hogwarts e é uma das bruxas mais poderosas do mundo da magia. A Professora Minerva também é um animago, tomando a forma de um gato cinzento malhado com marcas de óculos em torno dos olhos.
McGonagall é introduzida no capítulo de abertura de Harry Potter e a Pedra Filosofal, onde ela se encontra com Alvo Dumbledore na Rua dos Alfeneiros, Little Whinging, Surrey (a residência dos Dursley). Ela é descrita como uma mulher alta, com uma aparência bastante severa e com o cabelo preto usualmente preso a um coque apertado. Minerva usa roupas verdes esmeralda, um chapéu pontudo, e sempre tem uma expressão muito formal. Segundo Rowling, a professora é uma "setentona enérgica".[1] McGonagall usa óculos quadrados que correspondem às marcas ao redor dos olhos de sua forma Animaga, e tem a distinção de ser o primeiro Animago a ser introduzido na série e ser um dos poucos Animagos registrados do século XX. A impressão imediata de Harry ao vê-la é que ela é alguém que não deve ser atravessada. Minerva tem uma predileção por tecido xadrez, já que as suas vestes, robes e lenços são estampados com ele. Rowling disse que o aniversário de Minerva cai no dia 4 de Outubro.[2]
Nenhum comentário:
Postar um comentário